Descosto só Aqui !!







sábado, 8 de setembro de 2012

O quê é Porosidade |Cálculo da porosidade

Muitas vezes, a rocha sólida não é tão sólida. O arenito pode ter sido, em sua forma original, uma duna de areia ou parte de uma praia que foi soterrada e comprimida. Mas espaços são mantidos entre as partículas. Esses espaços, ou poros, são onde petróleo e gás podem ser encontrados.
Se você observar uma esponja, poderá ver muitos espaços abertos. O arenito é semelhante a uma esponja, mas seus espaços são geralmente muito menores, tão pequenos que não podem ser vistos sem um microscópio.
Quanto espaço aberto existe em uma rocha? Nesta experiência, verificaremos a porosidade do cascalho, da areia e do silte, que compõem a matéria-prima do arenito.

Ferramentas e Materiais

  • Cascalho, areia e silte
  • 3 béqueres de 500 mililitros
  • Um cilindro graduado de 100 ml
  • Água


A Experiência

  1. Encha um béquer com cascalho até a marca de 350 ml. Encha o segundo béquer com 350 ml de areia e o terceiro, com 350 ml de silte.
  2. Encha o cilindro graduado com água até a marca de 100 ml.
  3. De forma lenta e cuidadosa, derrame água no primeiro béquer até que o líquido alcance o topo do cascalho. Anote a quantidade exata de água utilizada. Caso seja necessário mais de 100 ml de água, encha novamente o cilindro graduado.
  4. Repita o passo 3 novamente para o béquer com areia e, depois, para o béquer com silte.

Cálculo da porosidade:

Para cada material, calcule a porosidade, dividindo o volume de água que foi possível ser derramada no béquer pelo volume total do material. Então, expresse esse resultado como uma porcentagem. Por exemplo: se foi possível adicionar 90 ml de água a 350 ml de cascalho, a porosidade será
90 ml
----------- = .2571 = 25.71%
350 ml
Utilize a tabela abaixo para registrar seus dados e cálculos. Existem outros espaços, caso você deseje calcular a porosidade de outros materiais.
REFERENCIAS:http://www.planetseed.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário